SOBRE
Por que Ingenius?
As primeiras armas de guerra não individuais surgiram pelo Império Assírio, no século VIII a.C. Dentre elas, por exemplo, os aríetes eram usados para derrubar muralhas. Os gregos à partir do século V a.C. turbinaram o desenvolvimento, e acabou por ser tal tecnologia da época incorporada pelos romanos, o que deixou tais armas mais eficientes e com alcance ampliado. Após a queda do Império Romano, tais tecnologias foram resgatadas lá na Idade Média, no século XIV.
Já na Idade Média, as catapultas eram o auge tecnológico. Então, aqueles jogos de engrenagens eram considerada uma coisa de gênio; que por sua vez, era utilizada a palavra em latim “ingenius“; expressava qualidade, talento, genialidade ou habilidade.
O termo latino mudou entre países diversos da Europa e, especificamente na França, passou a ser “engigneor“
Usar o termo “ingenius” é fazer alusão do termo latino a quem pratica a atividade de engenharia. Para simbolizar tarefas focadas na atividade de engenharia, eu quem as pratico, e manter documentados em meus bancos de dados e sistemas junto dos outras tantas informações inerentes aos servidores da Mais Web Sites, passei a caracterizar as atividades vinculadas ás responsabilidades técnicas de engenharia como “ingenius“
Adotei, então, o termo “Ingenius” como “nickname“, ou seja, apelido das atividades de engenharia minhas, o Eng. Onei de Barros Junior.